![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|

Entenda
Muito além de vender café

O projeto LAR Café não nasceu como um negócio, desde 2014 quando a ONG LAR - Levando Amor aos Refugiados começou suas atividades, a busca de uma fonte de sustento para suas atividades era uma necessidade e com o acolhimento de um sírio a partir de março de 2015 e a partir de outubro a instalação de uma base, tornou-se obrigatório.
Do gosto pelo café especial e a dificuldade da compra desse tipo de café veio a idéia de buscá-los e dividir a experiência de degustá-los com mais pessoas, vendendo cafés selecionados que a maioria dos brasileiros não conhecem e não tem acesso.
O curso de Barista nos deu capacitação para entender do assunto e selecionar produtores, tipos de café e torra oferecendo o que há de mais exclusivo em cafés especiais 100% arábica.
O LAR Café não é um negócio comercial, é a estratégia de sustento que torna viável a ajuda e o alívio da dor de refugiados através das ações da ONG LAR, tanto no Brasil quanto no exterior.
Nosso compromisso é sempre utilizar todo lucro obtido nesse objetivo.
Experimente
Introduzindo Café
Gourmet e Café Especial
Crescemos acostumados com o cafezinho preto presente em nosso dia a dia, uma bebida com a cara e o gosto do Brasil. O que a maioria de nós desconhece é que o café que compramos nas prateleiras de mercados é muito diferente dos cafés exportados e que tornaram o Brasil o maior e melhor produtor de café do mundo.
Para consumo, basicamente existem duas espécies de cafés, o Conilon (Coffea Canephora) e o Arábica (Coffea Arábica).
O Conilon é um café cuja árvore não requer do local de cultivo nada de especial se adaptando bem aos mais variados solos, climas ou altitude, porém seu fruto não possui aroma e sabor intenso, e é esse que é cultivado em escala industrial e vendido nos mercados brasileiros.
Já o Arábica necessita de clima com temperatura entre 12 e 25° e um local com altitude acima de 600 m, sendo que quanto mais alto melhor, tem aroma mais intenso e sabor fino e variado e metade da concentração da cafeína do Conilon.
No Brasil, além do café comum 100% conilon, o Ministério da Agricultura formalizou outras categorias de cafés: Café Tradicional (70% arábica + 30% colinon), Café Superior (85% de arábica + 15% conilon) e Café Gourmet (100% arábica).

Mesmo sendo 100% arábica, o Café Gourmet ainda pode sofrer com defeitos nos grãos, maturação diferenciada na hora da coleta e pragas que reduzem a qualidade final da bebida interferindo no aroma, sabor, acidez e corpo.
Para uma seleção de qualidade é usado a escala da SCAA - Specialty Coffee Association of America que qualifica o café em pontos de 0 a 100.
Café Gourmet - acima de 75 pontos.
Cafés Especiais - acima de 80 pontos.
Os Cafés Especiais são os únicos capazes de proporcionar uma fidelidade ao aroma e sabor dos grãos por não terem nenhuma contaminação.

Saiba.
