top of page

O mal da igreja 'perfeita'


Já tem algum tempo que tenho refletido sobre a desonestidade dentro da igreja. Faz pouco tempo que retornei do campo missionário e entendo que hoje o Senhor me quer aqui, porém não posso mentir e dizer que tem sido fácil. Acho que as pessoas que buscam priorizar a Deus em tudo e que realmente tem um relacionamento de intimidade com o Pai vão me entender um pouco melhor.

Morei em comunidade por alguns anos, enfrentamos diversos problemas como qualquer grupo de pessoas de diferentes culturas tentando viver em harmonia enfrentariam, mas tinha um problema que, graças a Deus, não enfrentei: a desonestidade.

E quando eu digo desonestidade, eu estou falando de falta de sinceridade. Vivi situações extremas tanto físicas, espirituais e emocionais e sempre que voltava para comunidade que vivia sentia que poderia me abrir. Enfrentei conflitos interiores sobre situações que via e não compreendia, senti-me impotente muitas vezes mas nem tudo isso se compara ao que venho enfrentando desde que retornei ao Brasil. A sensação de se estar deslocada, como se não pertencesse a lugar nenhum, os conflitos e as dificuldades de tentar entender a minha geração e suas prioridades e até tentar achar uma balança em meio a isso tudo. Coisas que talvez, se eu contar aqui não farão muito sentido a menos que você viva e passe pelo que passei.

Há duas semanas tive a oportunidade de estar com pessoas que pela primeira vez em muito tempo me fizeram sentir completamente compreendida, onde eu não buscava tentar explicar o que sentia ou os meus pensamentos (como muitas das vezes fazia), eles simplesmente sabiam. Lá, comecei a refletir no motivo pelo qual muitas das vezes não conseguia ser completamente honesta com o que venho enfrentando no meio em que vivo e resolvi falar um pouco sobre o que tenho observado.

Existiram algumas situações em que passei que questionei a Deus, não porque duvidava dEle mas simplesmente porque dentro de mim havia um sentimento puro e sincero de tentar entender o incompreensível e acho que a única maneira de encontrar a paz era sendo honesta àquele que me criou e que conhece o mais profundo do meu coração. Muitas das minhas orações e conversas com Deus não foram bonitinhas, foram regadas a lágrimas e as vezes até com clamores angustiados e acredito que se muitas pessoas hoje escutassem algumas delas iriam questionar (como já aconteceu) o meu amor por Deus. Isso tudo porque a igreja hoje opta por ser desonesta, não apenas com o próximo mas também tentando ser com Deus.

Não vemos e nem escutamos as pessoas verdadeiramente rasgando o verbo, dizendo o que sentem, os conflitos e problemas que passam, e eu não estou dizendo para você sair falando para todos o que você vive, temos que ter sabedoria. Mas o que hoje vivemos é uma mentira, nós nos enganamos e julgamos os outros que se abrem porque no fundo achamos que somos melhores ou que estamos certos quando na verdade vivemos uma vida de religiosidade. A maior parte da igreja hoje está ferida e não está buscando cura, porque querem aparentar perfeição (mesmo que inconscientemente). Em Tiago 5:16, diz: "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados."

Vivemos precisando e buscando aparentar sermos perfeitos, pessoas que tem tudo sob controle. Ah sim, temos problemas... mas aqueles problemas comuns, sabe? Aqueles que ninguém vai te julgar, como: "Tenho dificuldade no trabalho, estou tentando falar de Jesus mas estou sendo 'perseguido'". "Estou sem tempo, trabalho demais e fico estressado" e por ai vai. Quando falamos de orações para Deus, podemos resumir tudo em duas categorias, a do "Obrigado" e a do "Socorro". Mas quando olho para o livro de Salmos e leio as orações em forma de canções da autoria de Davi, consigo entender um pouco o porquê dele ter sido considerado o homem segundo o coração de Deus.

Davi era honesto. Não tentava falar bonito ou mascarar seus sentimentos. Seu coração está completamente exposto nas suas palavras. Suas feridas, alegrias, medos, curas, libertações, fé e lutas estão descritas em seus salmos com palavras genuínas. Ele não tentava esconder, nem tentava fingir que estava tudo bem, ele escolhia se derramar e buscar, no local de intimidade com Deus, o seu refugio, as suas respostas e a paz que vem Dele. Seus erros e pecados foram relatados na palavra de Deus e mesmo assim Deus o considerou como homem segundo o Seu coração porque havia nele um coração arrependido, sincero e verdadeiro.

Foi relendo esse livro e as suas orações (que de bonitinhas e perfeitinhas não tem nada) que Deus me mostrou o que Ele espera da sua igreja em termos de conversa e relacionamento. Faço um convite a você para mergulhar em salmos de outra forma, olhando para um coração de um homem falho e dependente mas sincero. Com palavras as vezes duras de digerir e julgadas por muitos de nós, mas com a verdade do que se sente. Porque não há lugar onde podemos esconder o que verdadeiramente há dentro de nós. Ele conhece cada pensamento e quer nos mostrar quem verdadeiramente Ele é se deixarmos Ele vir com o coração aberto e exposto com nossos medos e angustias. Vivemos em um mundo que não pertencemos, somos de outro lugar. Corremos na contra mão de tudo e é normal passarmos por conflitos. O que não seria normal é se tudo estivesse fácil e cômodo na nossa vida, até porque Ele nos convidou a negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz.

Deus não quer alguém perfeito, alguém que não busque, não se esforce, não se abra e que já tem tudo sob controle. Ele procura por pessoas que serão sinceras, falhas mas com o coração ensinável, humildes, fracos mas que quando O encontram se tornam fortes. Pessoas vulneráveis, que estão dispostas a mostrar suas falhas e seus erros para que os outros também O encontrem em meio a tudo isso. A igreja não é lugar para perfeição mas sim para verdade em todas as suas mais diversas formas de expressão. Oro para que possamos tirar as nossas máscaras e abrir os nossos corações para que Ele possa cuidar da gente e então refletirmos verdadeiramente a glória do nosso Pai.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

 
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
SOBRE MIM

24 anos; Filha; Apaixonada por Cristo, pelo mundo, por coisas simples e por pessoas; Jornalista em formação.

 

"Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus." Miqueias 6:8

SIGA:
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2016 por Caroline Seixas

bottom of page