História por trás da foto: O poder que transforma
Em julho de 2011 eu tirava essa foto e ela representa um daqueles momentos que você não consegue esquecer. A história dessa imagem revela o poder e o amor de Deus e como a missão é dEle.
Nesse mesmo ano, eu me mudei para Moçambique com o intuito de fazer uma escola preparatória de missionários (http://www.irisglobal.org/missions/harvest). Durante essa escola fazíamos evangelismos nas aldeias localizadas na região Norte de Moçambique. Ficávamos por volta de 3 dias em alguma aldeia sem água corrente ou eletricidade. Chegávamos de caminhão e levávamos um gerador o qual era usado para projetar o filme de Jesus na língua local. Moçambique tem atualmente 43 línguas registradas mas as aldeias que visitávamos eram, em sua maioria, Macua.
Quando chegávamos em uma aldeia, sempre tínhamos contatos e um lugar para poder armar as barracas e passar as 3 noites ali. Havíamos acabado de chegar nesse vilarejo e estávamos procurando o lugar que iríamos acampar. Após alguns minutos da nossa chegada encontramos esse homem da foto. Ele nos disse que poderíamos acampar no quintal de sua casa, em volta de uma casinha que havia ali.
Ao chegarmos no local começamos a montar o acampamento, eu ainda estava arrumando as minhas coisas quando vi os pastores moçambicanos conversando com esse homem. Ele confessou que era o feiticeiro daquela aldeia e que estávamos acampados ao redor do templo de feitiçaria, local onde aconteciam as cerimônias e oferendas.
Os pastores, sem pensar duas vezes, começaram a compartilhar o evangelho e a história da salvação. Não demorou muito tempo para que Deus começasse a agir e para que aquele homem entregasse sua vida a Cristo. Declarando que reconheceu que Jesus é o único caminho, pediu a todos que estavam conosco para destruir o templo de feitiçaria e para que orássemos por ele.
Nessa foto, todos oravam e já estavam felizes por tudo que Deus havia feito, mas não acabou por ali. Logo depois de derrubarmos o templo, ele nos convidou para casa de um outro feiticeiro que era liderado por ele mas dessa vez quem compartilhou o evangelho foi esse homem. Sim! O homem que tinha acabado de ter tido um encontro com o Pai. O resultado não foi diferente, o seu liderado entregou sua vida e pediu para derrubar o outro templo de feitiçaria que havia nessa aldeia.
Por fim, tinham desaparecido os templos de feitiçaria daquele local. Os dois ex feiticeiros se juntaram a nós e nos ajudaram a espalhar as boas novas por muitas casas daquela região. Eles não apenas entenderam a mensagem da salvação mas também o comissionamento que Deus nos deu.
A missão é de Deus. Ele é quem nos conduz, assim como havia nos conduzido àquela aldeia sem nem esperar estar na casa daquele homem que Deus usou para trazer vida, redenção e salvação para aquele povo.
Oro para que a igreja de Cristo entenda verdadeiramente a mensagem da cruz e a missão que somos convidados a participar. Por esse homem ter reconhecido o tesouro que é a vida com Cristo, ele não conseguiu guardar para ele mas precisou compartilhar porque entendeu que a vida só faz sentido se estivermos vivendo para servir a Cristo. Pai, ensine-nos a valorizar o teu sacrifício e a não hesitar para falarmos da maravilhosa graça.
"O Evangelho só é boa nova se chegar a tempo." Carl F. Henry